Pesquisar este blog

quinta-feira, agosto 05, 2010

Histórico das Romarias da Juventude do Maranhão Histórico das Romarias da Juventude do Maranhão




Histórico das Romarias da Juventude do Maranhão

A I Romaria da Juventude foi realizada no dia 8 de novembro de 1992, quando cerca de 10 mil jovens caminharam 11 quilômetros do município de Pindaré-Mirim ao município de Santa Inês gritando e cantado o tema “Ouça o eco da Juventude”. No Maranhão, esta Romaria serviu para consolidar a Campanha da Fraternidade do ano em questão, que teve como tema justamente a juventude.

No dia 12 de novembro de 1995, foi a vez da cidade de Bacabal acolher a II Romaria da Juventude, que teve como tema “Dez anos de organização, luta e missão no Maranhão”. Aproximadamente, 18 mil jovens foram às ruas para comemorar uma década de organização da Pastoral da Juventude no Maranhão.

A cidade de Caxias recebeu 20 mil jovens para a III Romaria da Juventude nos dias 15 e 16 de agosto de 1998. Esta Romaria teve como tema: “Juventude na participação popular, rumo ao Novo Milênio” e como lema “Juventude conscientizada, cidadania conquistada”.

Já em Imperatriz, nos dias 18 e 19 de agosto de 2001, 22 mil jovens celebraram com entusiasmo a IV Romaria da Juventude com o tema “Juventude no resgate da vida” e o lema “Nada de droga mania, exerça sua cidadania”. Esta Romaria teve a intenção de chamar a atenção para a problemática das drogas.

A V Romaria da Juventude foi realizada na cidade de São Mateus nos dias 15 e 16 de maio de 2004, com o tema “Juventude e Políticas Públicas” e lema “Jovens na luta por dignidade e qualidade de vida” e reuniu 33 mil jovens. Esta Romaria teve como enfoque as políticas públicas de/com/para a juventude, que vinham sendo refletidas desde 2001 nos Dias Nacionais da Juventude.

A capital, São Luís, foi palco para a VI Romaria da Juventude do Maranhão, nos dias 4 e 5 de agosto de 2007. Teve como tema Juventude e Missão e como lema Com os pés na realidade, agindo na sociedade. Com os dois, a PJ queria levar a juventude - cerca de 30 mil jovens - a refletir sobre sua missão na Igreja e na sociedade, bem como tomar consciência de sua realidade e lutar pela transformação da mesma.

Por todo este modo pensado e sugerido é que as Romarias da Juventude são entendidas como memória da caminhada do Povo de Deus. E motivada por essa história, a PJ caminha rumo à VII Romaria da Juventude, que tem como tema “25 ANOS DE HISTÓRIA”. A expectativa é reunir cerca de 40 mil jovens de todo Maranhão.

Um comentário: