Pesquisar este blog

quarta-feira, agosto 25, 2010

7ª ROMARIA DA PASTORAL DA JUVENTUDE DO MARANHÃO

7ª ROMARIA DA PASTORAL DA JUVENTUDE DO MARANHÃO

Aconteceu nos dias 14 e 15 de agosto, na Diocese de Pinheiro, na cidade de Pinheiro (MA) a 7ª ROMARIA DA JUVENTE com o tema: PJ, 25 anos de Missão no Maranhão! Das doze dioceses do regional, onze marcaram presença e participação. A estimativa de romeiros e romeiras foi de 30 mil jovens que com seu modo alegre e dinâmico de ser passaram a noite do sábado para domingo em vigília dançando, cantando, pulando na comemoração do jubileu de prata da PJ no Maranhão animada por três bandas, uma da Diocese de Pinheiro, Pe. Ribamar Rodrigues e banda, outra da Diocese de Viana, Mensageiros de Cristo, e a outra da Diocese de Imperatriz, Banda Flor de Mandacaru.

Das Dioceses partiam caravanas e mais caravanas de jovens com suas camisetas do jubileu, suas bandeiras da PJ e faixas alusivas ao jubileu. Das onze Dioceses que se apresentaram todas elas fizeram alusão ao jubileu em forma de dança, jogral, poesia, documentário etc.

A sociedade Pinheirense, tanto civil como religiosa, se envolveu para a realização da 7ª Romaria da Juventude. Dom Ricardo Paglia, bispo diocesano, muito se empenhou para o bom êxito da Romaria. Ele conseguiu junto às autoridades que naquele final de semana não houvesse bailes na cidade, que os bares não vendessem bebidas alcoólicas etc. A cidade parou pra ver a multidão de jovens que chegavam a cada instante. As equipes de trabalho saíram-se muito bem. Dom Ricardo, a CRPJ e a CDPJ de Pinheiro estão de parabéns pelos objetivos alcançados da Romaria.

Estavam presentes na celebração eucarística presidida por Dom Vilsom Basso, bispo da Diocese de Caxias e responsável pela Juventude na CNBB – Regional NE V, Dom Ricardo Paglia, bispo da Diocese de Pinheiro, Dom Xavier Gilles, bispo da Diocese de Viana, Dom Armando Gutierrez, bispo da Diocese de Bacabal, Dom José Belisário, Arcebispo de São Luís, e mais ou menos uns trinta padres.

Quando o dia amanheceu saiu em caminhada pelas ruas da cidade aquele tapete humano de jovens, alegres, dinâmicos, pulando, cantando e dançando ao som dos trios elétricos. Depois de três horas de caminhada naquele sol escaldante a Romaria chegou à Praça da Matriz com o mesmo pique os jovens pulando, cantando e dançando por um bom tempo. Depois da entrega das lembranças às Dioceses Dom Ricardo deu a benção de envio. Alguns ainda permaneceram na Praça com o mesmo ritmo até a sua partida de regresso.

A juventude pejoteira do Maranhão agradece a Deus por essa bela caminhada ao longo desses 25 anos de história que formou muitos jovens para a vida. Muitos jovens que fizeram esse processo são unânimes em dizerem que a PJ foi sua melhor escola.

Pe. Cristóvão Primo

Assessor Regional da PJ


onte: CNBB NE 5
voltar

4 comentários:

  1. Meus amigos pejoteiros do maranhão. estou precisando de um favor de vcs. para o bem da pastoral na minha comunidade.
    quero aquela musica da coca cola, que foi feita e gravada com a letra da pastoral da juventude.
    madaem para o meu e-mail. lukassan@hotmail.com.
    fito grato

    ResponderExcluir
  2. sou pejoteiro e eu nunca falto a missa nem emcontro de formação, eu vou pra procição e gosto de romarias, sou pejoteiro de amor de coração pastoral da juventude essa é minha vocação...

    jorge luis e grupo JUPAC de maracaçumé-ma ...

    ResponderExcluir
  3. a pastoral da juventude foi o maximo esse encontro amei muito adorei participar foi maravilhoso estou sem çpalavras

    ResponderExcluir
  4. Sou PJOTEIRO e essa é a minha identidade, minha segunda família.
    #Énos..
    Uma vez PJOTEIRO, sempre PJOTEIRO.

    ResponderExcluir