Pesquisar este blog

quinta-feira, agosto 12, 2010

DIA 11 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE

CASA DA JUVENTUDE “ PRO DIA NASCER FELIZ”

15 ANOS, VAMOS COMEMORAR OU LAMENTAR?

1995, exatamente numa bela noite, do dia 11 de Agosto, varias pessoas da sociedade de São Mateus, presenciaram a inauguração de uma casa titulada CASA DA JUVENTUDE DE SÃO MATEUS, vários jovens protagonistas da mesma, abriam as portas de uma instituição para oferecer a juventude, serviços de biblioteca, curso de datilografia, espaço de reuniões pra jovens ligados a Pastoral da Juventude e do Movimento Estudantil da cidade. Os primeiros anos da Cajusma, percorreram dois endereços na Av. Rodoviária, depois um período de desativação ela se instalou em seu prédio próprio conseguido graças a ajudas conseguidas pelos jovens (com contribuições de pessoas da Itália e da juventude de São Mateus).

No dia 11 de Agosto de 2010,15 ANOS DEPOIS, a sociedade saomateunse deve está se perguntando sobre que destino suas ações tomaram: do seu serviço aos jovens da cidade de São Mateus e realmente o que esta funcionando no local?

Todos que passam por ali na Rua Benu Lago, 1239, no centro da cidade, deve se chocar com a atual situação, pois a mesma deixou ser uma referência para a juventude, pois até a logo marca da casa já não existe mais, e o que se vê além de muito mato, um LIXÃO muito grande do entrar ao sair da casa, se confundindo com ouros entulhos.

NESTA FESTA DE ANIVERSARIO SERIA IMPORTANTE ALGUMAS AÇÕES

( aqui sugeridas) ,afinal já são 15 anos da sua fundação até aqui:

Algumas inquietações e sugestões:

1. Seria importante esclarecer porque a casa parou de funcionar; e a quem pertence o lixo depositado? Virou um deposito? ou brevemente funcionará um escritório, um de depósito de lixo? ou irão transformar em um espaço para realização de oficinas para se trabalhar com a juventude?

2. Que tal publicar uma carta de homenagem a Casa Juventude pelos seus 15 anos de fundação e esclarecendo a sociedade porque do seu fechamento, ou a casa descobriu outros meios de atuação que não seja mais com a juventude?

3. Que tal convocar a proprietária (pessoa físicas ou jurídica) do lixo acumulado para fazer um mutirão de limpeza, pelo menos na ocasião da festa de aniversario no dia 11 de Agosto de 2010, acho que a casa merecia passar a festa de aniversario com um aspecto mais apreciável;

4. A casa foi construída com mutirões, seria um boa idéia fazer uma campanha para conseguirem tinta, pintar a faixada da Casa, mesmo sendo um deposito de “ lixo “ ela não deixou de ser a Casa da Juventude. Afinal de contas quem ama, cuida!

Certamente deve existir pessoas, grupos ou diretoria, responsável, e será uma questão de ética se manifestar pois a sociedade precisa saber qual a verdadeira função da Casa da Juventude HOJE, sem desviar lógico o foco da informação, afinal se cobra tanto dos poderes!

Que tal um exemplo de cidadania?

Um comentário:

  1. infelizmente nossos representantes não são comprometidos pela causa juventude, talvez porque políticas públicas para a juventude não geram voto. Mas, temos que mudar essa realidade: vamos votar novamente esse ano.

    ResponderExcluir